A Sociedade Agrícola e Industrial do Algarve, Lda., doravante designada como SAIA ou Quinta do Freixo, é uma empresa familiar que vai na sua 5ª geração e que é composta por 2 explorações agrícolas, a Quinta do Freixo (Benafim, Loulé) e a Quinta do Mel (Açoteias, Albufeira), numa área total que ronda os 850 hectares.
Em 2000 é iniciado o projeto Quinta do Mel, onde foi aproveitada a instalação da Quinta como ponto de venda de produtos da empresa e de outras explorações algarvias. Sete anos depois, em 2007, o edifício inicial é recuperado, respeitando a traça e os materiais originais, e convertido em Unidade de Agroturismo, Loja de Produtos Tradicionais e Casa de Chá/Restaurante.
A SAIA foi galardoada pelas Nações Unidas e pelo governo de Portugal com o prémio “Dryland Champions” em 2013, pelo seu contributo no combate à seca e desertificação do meio rural.
A BECORPORATE assessorou o processo de elaboração de candidatura à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta – Algarve (LAQO), incluindo a realização do Estudo de Viabilidade e os Estudos Técnico-Económicos de suporte, no âmbito do projeto de requalificação da Unidade de Agro Turismo na Quinta do Freixo.
Este programa consiste num instrumento de financiamento misto (parte reembolsável e parte não reembolsável) com o objetivo de assegurar às empresas melhores condições no acesso ao financiamento a médio e longo prazo, resultante da parceria entre o Turismo de Portugal e o sistema bancário.
Verifique outras referências no mesmo setor:
Palavras-Chave
Quinta do Freixo / SAIA / Linha de Apoio à Qualificação da Oferta / Candidatura / Estudo de viabilidade / Empreendedorismo / Turismo