Empresas 4.0 (PRR)

O Governo implementou o ‘Empresas 4.0‘, um sistema de incentivos financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa apoiar e promover financeiramente projetos de modernização do modelo de negócio das empresas e os seus processos produtivos.

Afeto aos investimentos ‘Transição Digital das Empresas‘ e ‘Catalisação da Transição Digital das Empresas‘, o Sistema de Incentivos ‘Empresas 4.0‘ disponibiliza apoios provenientes da dotação do PRR, apoiando projetos de desmaterialização dos fluxos de trabalho, incorporação de ferramentas e metodologias de teletrabalho, criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços, ou retificação dos défices de competências na utilização das tecnologias digitais.

PRR Empresas 4.0 BECORPORATE

Siza Vieira, ex-ministro da Economia, explica que este regulamento se insere na Componente 16 – ‘Empresas 4.0’, integrada na ‘Dimensão Transição Digital’, que objetiva reforçar a digitalização das empresas, concretizando o Plano de Ação para a Transição Digital (PATD).

Este sistema de incentivos contribui para a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, como através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários, acrescenta Siza Vieira.

O Governo destacou que o novo regulamento abrange como domínios de intervenção a investigação e desenvolvimento (I&D), incluindo a demonstração e valorização da I&D empresarial, o empreendorismo, a internacionalização, a inovação e competitividade empresarial a formação profissional, a qualificação de Pequenas e Médias Empresas (PME) e a criação de emprego nas PME.

Veja aqui outras medidas de apoio do PRR para o ano de 2022.

Palavras-Chave

Empresas 4.0 / Candidatura / PRR / Portaria / Transição Digital / I&D / PME / Inovação

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Centro de Resolução de Litígios

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a um Centro de Resolução de Litígios de consumo:

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo – www.​cniacc.pt

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra – www.​centrodearbitragemdecoimbra.com

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa – www.​centroarbitragemlisboa.pt

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira – www.​madeira.gov.pt/cacc

Centro de Informação e Arbitragem do Porto – www.​cicap.pt

Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Ave – www.​triave.pt

Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Cávado – www.​ciab.pt

Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Algarve – www.​consumidoronline.pt/pt/

Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.​consumidor.pt

(ao abrigo do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)