A Aquanostra é uma empresa portuguesa, constituída em 2013, que tem como principais atividades a produção de ostras no Sado e Algarve, e revenda de marisco.
A Aquanostra produz os juvenis das 2 principais espécies de ostra consumidas em Portugal: a Ostra Plana (Ostrea edulis) e a Ostra Japonesa (Crassostrea gigas). Os juvenis produzidos são posteriormente escoados de formas distintas, sendo uma parte distribuída por produtores nacionais e internacionais e a outra encaminhada para a sua unidade de crescimento e engorda, localizada no Estuário do Sado.
No Estuário do Sado, de uma forma extensiva e em águas ricas e férteis, as ostras crescem em conjunto com diversas espécies de peixes num harmonioso sistema de cultivo integrado multi-trófico (IMTA). Todo o projeto da Aquanostra assenta em dois pilares essenciais: qualidade e inovação, permitindo entender cada vez melhor as dinâmicas das ostras e do habitat em que estão inseridas, e assim conseguir inovar continuamente e garantir a excelência do seu produto.
A BECORPORATE assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos – medida Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (P02M01) do Mar2020 e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação e o estudo da tração do produto no mercado.
A Aquanostra viu no programa Mar2020 a solução ideal para expandir e modernizar a sua estrutura produtiva. Este macro objetivo foi alcançado pela realização das seguintes intervenções:
- Aumento da capacidade de produção;
- Criação de Postos de Trabalho;
- Introdução de novas espécies;
- Produção de energia de fontes renováveis;
- Promoção da eficiência e da modernização na produção;
- Alcance de maiores margens comerciais;
***
Os “investimentos produtivos”, previstos na medida P02M01 do Mar2020, têm como finalidade promover o aumento da competitividade e da viabilidade das empresas aquícolas, em particular das pequenas e médias empresas.
As taxas de apoio público para os projetos apresentados neste regime são de 50% das despesas elegíveis da operação (incentivo não reembolsável), podendo o apoio máximo alcançar 6,5M€ por operação.
Verifique outras referências no mesmo setor:
- Exporsado – Comércio e indústria de produtos do mar;
- Bivalsado – Produção de Ostras
- Alvostral – Produção e comercialização de bivalves
A abertura do programa operacional Mar2030 está prevista para o segundo semestre de 2022, o qual contará com uma dotação de 252M€.
Palavras-Chave
Aquanostra / Mar2020 / Candidatura / Estudo de viabilidade / Aquicultura / P02M01 / Investimentos Produtivos