Aquanostra – Produção de Ostras

Aquanostra é uma empresa portuguesa, constituída em 2013, que tem como principais atividades a produção de ostras no Sado e Algarve, e revenda de marisco.

A Aquanostra produz os juvenis das 2 principais espécies de ostra consumidas em Portugal: a Ostra Plana (Ostrea edulis) e a Ostra Japonesa (Crassostrea gigas). Os juvenis produzidos são posteriormente escoados de formas distintas, sendo uma parte distribuída por produtores nacionais e internacionais e a outra encaminhada para a sua unidade de crescimento e engorda, localizada no Estuário do Sado.

No Estuário do Sado, de uma forma extensiva e em águas ricas e férteis, as ostras crescem em conjunto com diversas espécies de peixes num harmonioso sistema de cultivo integrado multi-trófico (IMTA). Todo o projeto da Aquanostra assenta em dois pilares essenciais: qualidade e inovação, permitindo entender cada vez melhor as dinâmicas das ostras e do habitat em que estão inseridas, e assim conseguir inovar continuamente e garantir a excelência do seu produto.

 

 

 

A BECORPORATE assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos – medida Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (P02M01) do Mar2020 e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação e o estudo da tração do produto no mercado.

A Aquanostra viu no programa Mar2020 a solução ideal para expandir e modernizar a sua estrutura produtiva. Este macro objetivo foi alcançado pela realização das seguintes intervenções:

  • Aumento da capacidade de produção;
  • Criação de Postos de Trabalho;
  • Introdução de novas espécies;
  • Produção de energia de fontes renováveis;
  • Promoção da eficiência e da modernização na produção;
  • Alcance de maiores margens comerciais;

***

Os “investimentos produtivos”, previstos na medida P02M01 do Mar2020, têm como finalidade promover o aumento da competitividade e da viabilidade das empresas aquícolas, em particular das pequenas e médias empresas.

As taxas de apoio público para os projetos apresentados neste regime são de 50% das despesas elegíveis da operação (incentivo não reembolsável), podendo o apoio máximo alcançar 6,5M€ por operação.

 

Verifique outras referências no mesmo setor:

A abertura do programa operacional Mar2030 está prevista para o segundo semestre de 2022, o qual contará com uma dotação de 252M€.

Palavras-Chave

Aquanostra / Mar2020 / Candidatura / Estudo de viabilidade / Aquicultura / P02M01 / Investimentos Produtivos

Mais Portfólio

Área Investidores

Antes de submeter o formulário, consulte o nosso portfolio, onde também poderá encontrar o tipo de projetos que temos em carteira.

Caso identifique algum projeto que se enquadre no seu perfil de investidor, dê-nos a indicação, preenchendo os campos abaixo.

Centro de Resolução de Litígios

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a um Centro de Resolução de Litígios de consumo:

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo – www.​cniacc.pt

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra – www.​centrodearbitragemdecoimbra.com

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa – www.​centroarbitragemlisboa.pt

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira – www.​madeira.gov.pt/cacc

Centro de Informação e Arbitragem do Porto – www.​cicap.pt

Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Ave – www.​triave.pt

Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Cávado – www.​ciab.pt

Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Algarve – www.​consumidoronline.pt/pt/

Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.​consumidor.pt

(ao abrigo do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)