O projeto “Cafézique” visou a criação de um café-restaurante que oferece ao turista a possibilidade de vivenciar a arquitetura e a gastronomia própria da região Algarvia e a riqueza histórica da cidade de Loulé, conjugando-a com a modernidade da cozinha laboratorial e um acolhimento personalizado.
Neste caso, o imóvel recuperado é de interesse público, sito no centro histórico de Loulé, entre a muralha principal do Castelo de Loulé e uma fonte pública da cidade de Loulé, denominada de Bicas Velhas.
Com capacidade para 65 pessoas, foi efetuada uma aposta num menu distinto, denominado de “coração saudável”, providenciando uma oferta única e extremamente escassa na cidade de Loulé. Preocupando-se com a qualidade dos produtos, a origem dos alimentos e a sua confeção, o Cafézique alia os sabores de outrora à modernidade da cozinha laboratorial, colocando-os ao serviço da saúde cardiovascular.
O Cafézique tem ainda um espaço destinado a mercearia, onde o cliente poderá adquirir ervas aromáticas, vinhos, cerveja artesanal e doçaria regional. O conceito visa a recriação do ambiente do amplamente apreciado mercado de Loulé, vendendo produtos utilizados para a confecção dos pratos existentes no menu.
A BECORPORATE neste projeto prestou a seguinte assessoria de apoio ao financiamento:
- Candidatura à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta;
- Gestão de comunicações com o Turismo de Portugal;
- Apresentação do projeto a entidades financeiras;
- Apoio na seleção de instituição financeira;
- Análise das condições apresentadas;
***
Linha de Apoio à Qualificação da Oferta
Este programa consiste num instrumento de financiamento misto (parte reembolsável e parte não reembolsável) com o objetivo de assegurar às empresas melhores condições no acesso ao financiamento a médio e longo prazo, resultante da parceria entre o Turismo de Portugal e o sistema bancário.
São enquadráveis os seguintes projetos de investimento:
- Requalificação de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, na modalidade de estabelecimentos de hospedagem e moradias;
- Criação de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, na modalidade de estabelecimentos de hospedagem e moradias, a implementar nos territórios de baixa densidade;
- Criação e requalificação de estabelecimentos de restauração e de bebidas que revelem interesse para o turismo;
- Requalificação de estabelecimentos com a distinção “Lojas com História”;
- Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo no turismo.
O financiamento é repartido entre o Banco e o Turismo de Portugal em distintas proporções, consoante o tipo e localização do projeto e a dimensão da empresa.
Verifique outras referências no mesmo setor:
Palavras-Chave
Cafézique / Linha de Apoio à Qualificação da Oferta / Candidatura / Estudo de viabilidade / Empreendedorismo / Requalificação