A Aquacultura Foz do Arade, Lda., foi constituída em julho de 2019 e tem a sua sede em Vale de Coitos, em Odiáxere.
O principal desígnio da Foz do Arade prende-se com o crescimento e engorda de juvenis, alavancados na localização privilegiada da exploração no Rio Arade. Ademais, no decorrer da sua atividade, a Foz do Arade dinamiza e promove a Investigação e Desenvolvimento (“I&D”) no setor da aquicultura, com a criação de um centro de I&D em parceria com a Universidade do Algarve.
A BECORPORATE assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos Mar2020, a Estruturação do Plano de Investimentos, e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação e o estudo da tração do produto no mercado.
Por via do presente projeto de investimento, a Foz do Arade pretendeu criar as condições técnicas e produtivas para o cultivo de dourada e robalo em esteiro. Neste sentido, o projeto consubstanciou a construção/modernização de uma nova unidade de produção e do Centro de Maneio e Expedição;
Com o presente projeto, a Foz do Arade visou contribuir para a valorização dos recursos do mar, através da implementação do projeto, o qual, de uma forma integrada:
- Contribuiu para o desenvolvimento das diversas indústrias do mar;
- Criou emprego;
- Promoveu o crescimento económico;
- Protegeu o meio ambiente.
***
Os “investimentos produtivos”, previstos na medida P02M01 do Mar2020, têm como finalidade promover o aumento da competitividade e da viabilidade das empresas aquícolas, em particular das pequenas e médias empresas.
As taxas de apoio público para os projetos apresentados neste regime são de 50% das despesas elegíveis da operação (incentivo não reembolsável), podendo o apoio máximo alcançar 6,5M€ por operação.
Verifique outras referências no mesmo setor:
- Aquanostra;
- Exporsado – Comércio e indústria de produtos do mar;
- Congelagos – Transformação e comércio de produtos alimentares;
A abertura do programa operacional Mar2030 está prevista para o segundo semestre de 2022, o qual contará com uma dotação de 252M€.
Palavras-Chave
Aquacultura Foz do Arade / Mar2020 / Candidatura / Estudo de viabilidade / Financiamento