A Piscicultura do Vale da Lama, Lda., fundada em 1997, tem como atividade a produção e comercialização de robalo e dourada. É atualmente um dos maiores produtores de dourada e robalo nacionais e líder tecnológico em pisciculturas de esteiro a nível europeu. A sua estrutura conta com a experiência de 30 anos de desenvolvimento mantendo com principal referência a qualidade do seu produto.
A Piscicultura Vale da Lama opera em parceria com a empresa Aqualvor, a qual comercializa toda a sua produção. Esta empresa aposta fortemente em investigação e desenvolvimento no âmbito da patologia/vacinação, nutrição, monitorização e controlo do processo produtivo.
A BECORPORATE assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos Mar2020, incluindo a Estruturação do Plano de Investimentos, a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação, o estudo da tração do produto no mercado, o Relatório de Comercialização Independente, e ainda o Acompanhamento integral do projeto (o qual visa potenciar o recebimento integral das importâncias aprovadas).
A operação em apreço consubstanciou a expansão do projeto de investimento e teve como objetivo o incremento da produção, através de maior controlo sobre as variáveis de produção, designadamente pela automatização do processo produtivo. A segunda fase visa o reforço e modernização do processo produtivo, designadamente pela implementação de novos autómatos para controlo das variáveis de produção, soluções de modulação térmica e ainda de incremento da qualidade e estabilidade da rede elétrica.
Adicionalmente, o projeto teve como objetivo a implementação de um sistema de tratamento de efluentes, para minimização do impacto ambiental e melhoria da qualidade da água e, ainda, a certificação da produção “GlobalGap”.
***
Os “investimentos produtivos”, previstos na medida P02M01 do Mar2020, têm como finalidade promover o aumento da competitividade e da viabilidade das empresas aquícolas, em particular das pequenas e médias empresas.
As taxas de apoio público para os projetos apresentados neste regime são de 50% das despesas elegíveis da operação (incentivo não reembolsável), podendo o apoio máximo alcançar 6,5M€ por operação.
Verifique outras referências no mesmo setor:
- Sociedade Piscicultora Farense
- Aqualvor – Atividades em Aquacultura
- Caxamar – Comércio e Transformação de Bacalhau
A abertura do programa operacional Mar2030 está prevista para o segundo semestre de 2022, o qual contará com uma dotação de 252M€.
Palavras-Chave
Piscicultura Vale da Lama / Mar2020 / Candidatura / Estudo de viabilidade / Piscicultura